Início > Uncategorized > Dá-lhe, Reader!

Dá-lhe, Reader!

Não há como não se apaixonar pelo Google Reader. Após testar por uns dias o Reader e o RSS, disponibilizado na pasta Favoritos do navegador Firefox, cheguei à conclusão de que mais uma vez o Google se supera e associa a uma ferramenta, o Reader, outras utilidades e pequenas funções que por fim tornam-se fundamentais para a escolha do seu programa como um recebedor de feeds.

Numa primeira avaliação, achei bem interessante como o RSS do Firefox disponibiliza as atualizações do site “Globoesporte.globo.com” – escolhido para o teste. Basta ir ao menu Favoritos e visualizar os títulos das notícias, sem precisar visitar o site de origem. Porém, depois de um tempo, percebi que isso era muito pouco se comparado com o que o Google Reader faz. A ferramenta do gigante da Internet Google te dá de uma forma mais organizada e completa, com título e subtítulo da notícia.

Mas o melhor de tudo é que o Reader está associado às ferramentas Google, inclusive ao Gmail, o que facilitou muito o acesso às minhas caixas de mensagens, poupando tempo. O visualizador de feeds do Reader se abre em uma janela específica e te dá opções de marcação de RSS, marcar com estrela, compartilhar, enviar por e-mail e assim por diante…

Os dois utilitários evitaram que eu visitasse várias vezes a home page do meu site favorito para saber se havia atualizações, ajudando a controlar as novas publicações. Porém, fazendo uma avaliação mais profunda de prós e contras, chego à conclusão de que a única desvantagem do Reader é o fato de ter de criar uma conta, enquanto o RSS é preciso apenas ir ao menu favoritos de meu navegador. Para quem trabalha com jornalismo, talvez o Reader seja mais eficaz na hora de obter uma informação, já que ele disponibiliza, em ordem cronológica os acontecimentos do dia sem precisar abrir uma janela extra, diferentemente do RSS.

Pode ser que eu tenha me enganado na avaliação, já que fiz o teste utilizando apenas o “Globoesporte.com”, mas que emite muitas atualizações por minuto. Mas confesso que achei as funcionalidades do Reader um diferencial para quem quer ficar bem informado, sem ter muito trabalho para isso e sem precisar clicar no quadradinho alaranjado.

Ao me deparar com as funcionalidades do Reader, observei uma similaridade com o Twitter. Pode ser besteira ou alucinação, mas o fato é que os dois sistemas mexem com os usuários de um modo geral e prometem de bandeja o mundo aos nossos pés.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: