Início > Uncategorized > Edição e publicação de imagens

Edição e publicação de imagens

Testei a ferramenta Irfanview para o curso de Jornalismo 2.0 do Knight Center e me surpreendi com a interface desse programinha simples, mas bem útil. Não tive problemas para redimensionar a primeira foto, a do queijo. Facilmente acessei o menu Image, indo em Resize/Resample… e redimencionei o arquivo.

A imagem acima foi redimensionada, além de receber um pequeno tratamento para melhor visualização

Demorei um pouco para entender como funciona a ferramenta corte (cut). Só depois de um tempo é que percebi que teria que ir no menu Edit (create custom crop…) e selecionar com um quadrado a área que deveria cortar. Depois disso, cliquei em “Cut – outside area” e obtive o que desejava. Veja abaixo os resultados.

A imagem acima foi cortada para melhor adequação e teste do programa Irfanview

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Carlos Castilho
    novembro 25, 2009 às 1:06 am

    Rafael,
    Perfeita a sua descrição da experiência com o IrfanView. O exercício era para isto mesmo, descobrir aos poucos as possibilidades de um programa gratis. Hoje há uma grande quantidade de programas free na Web que permitem ao iniciante fazer experiências com imagens e sons, sem ter que investir em programas caros. O Irfan permite também que você trabalhe com imagens capturadas pelo print screen ( botão PrtScn). No teu post sobre o Reader, tuas conclusões também estão adequadas e eu destacaria o teu posicionamento pessoal. Você é um protagonista na matéria, o que no sjornais não é bem visto mas na Web é um elementos de aproximnação entre autor e visitante.
    No post sobre os mecanismos de busca, acrescentaria apenas que o DogPile é o que muitos chamam de sistema de meta buscas, ou seja,ele busca em mecanismos de busca. Assim os resultados inevitavelmente são os mesmos dos sistemas pesquisados, mas o diferencial é que ele pode oferecer uma maior diversidade de resultados, em especial quando ele incorpora tanto os dos motores de busca os dos diretorios. O Clusty é um sistema experimental que procura situar as buscas dentro de um contexto. Você pode ter visto que no lado esquerdo, os resultados estão agrupados em áreas. Nas buscas em ingles isto fica mais nitido porque o sistema foi desenvolvido para este idioma.
    Abraço
    Castilho

  2. Carlos Castilho
    dezembro 10, 2009 às 9:06 pm

    Rafael,
    Não deixa a peteca cair. Você não postou os demais exercicios do curso. Se estiver enfrentando algum problema, por favor, me fale.
    Castilho

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: